domingo, 25 de abril de 2021

Auto DJ – O que é, como funciona e vantagens

outubro 30, 2020 / Beatriz Francisco




Índice


Está com dúvida do que é o auto DJ e como ele pode te ajudar no dia a dia da sua web rádio? Aqui você vai entender como esse recurso é extremamente importante, pois, permite que mantenha sua rádio online mesmo com seu computador desligado.

Além disso, vamos explicar aqui tudo o que você pode fazer com o Auto DJ e como aproveitar as inúmeras vantagens que esse recurso oferece para sua rádio online, com a ajuda do Auto DJ diversas rádios fidelizam seus ouvintes.

Se seu objetivo é ter ouvintes fiéis e crescer a cada dia que passa sendo conhecido por mais e mais pessoas, então esse é um dos recursos que vão te ajudar a concluir 1 dos pilares do sucesso de uma rádio online.

O que é auto DJ?


Quando se tem uma plataforma de rádio web completa como a da Taaqui você possui um Auto DJ, o que ele é? Vamos compreender como esse recurso vai ser seu companheiro a partir da criação da sua rádio web.

O autodj é um sistema para transmissão de áudio sob demanda através dele é possível programar todos os quadros sem a necessidade de estar com seu computador ligado, a partir do momento que você deixa tudo programado em seu autodj ele realiza a transmissão automática para você.

Mas, como isso acontece? Leia a seguir e entenda como tudo funciona.

Como funciona o auto DJ?


O auto DJ funciona se comunicando com seu servidor de rádio, vou deixar um exemplo.

Quando você realiza o upload dos seus arquivos de áudio para o autodj e agenda a hora certa, o auto DJ envia uma mensagem para o servidor de rádio com o horário que deve ser transmitido aquele áudio.

Quando você tem um servidor de rádio é como se você tivesse um computador extra que trabalha para você durante 24h e, para funcionar você só precisa realizar upload de todos os seus programas, programete, vinheta, comercial e ele vai se encarregar de enviar tudo para ser transmitido

Quais as vantagens do auto DJ para rádio online?


A vantagem do auto DJ para rádio online é a possibilidade de programar a hora certa de cada quadro da sua rádio, é possível inserir vinhetas, comercias e até deixar sua rádio funcionando durante 24h sem a sua presença ali.

O auto DJ é um recurso importante para quem está em busca de montar uma rádio web de sucesso, nem sempre é possível realizar programações ao vivo, não é mesmo? E nesse momento o autodj fará o papel de transmitir suas programações como se estivesse ao vivo.

O auto DJ é basicamente um programa que reproduz uma playlist, você pode agendar toda a programação da sua rádio através dele sem ter de realizar uma transmissão ao vivo.

Esse é um recurso que facilita e muito sua rádio, permitindo criar programações incríveis com antecedência.

A seguir vamos deixar os recursos que um auto DJ oferece para que você entenda como ele será útil para sua rádio online.

Como o Auto DJ pode ajudar sua rádio online


Entenda como as funções do autodj podem ser úteis para sua rádio e para o seu dia a dia, porque ele facilita sua vida agilizando o tempo das atividades, uma forma de manter sua rádio com programações atuais, atrair e fidelizar os ouvintes. Veja a seguir.

Agilize a programação da sua rádio

Com o autodj você pode tanto criar uma playlist com 24 horas de duração como criar playlists diversificadas e agendá-las em horários mais propícios para seus ouvintes. 

Com esse recurso em mãos você pode personalizar toda a programação da sua rádio transmitindo a personalidade do seu canal sem estar na frente do computador, ou seja, você possui toda a liberdade de planejar com antecedência toda a programação.

Edite sua playlist

Ao enviar suas playlists para o Autodj você pode editá-las escolhendo a ordem que cada uma, deve entrar, esse recurso é muito bom para comerciais, também, que podem ser gravados antecipadamente e entrar nos momentos mais relevantes. 

E tudo isso é feito em alguns minutos pela facilidade que o auto DJ oferece.

Gerenciador de arquivos

Dentro do autodj tem um gerenciador de arquivos, ele é o segredo para manter a organização da sua programação e vai te ajudar a substituir por novas programações com, apenas, um clique. Dentro do gerenciador há categorias de arquivo que vão te ajudar a separar a playlist de músicas, dos comerciais, das vinhetas e até podcasts. 

Conforme você for separando cada playlist na categoria certa vai ficar muito mais fácil gerenciar os quadros da sua rádio online. 

Reproduza seus programetes

Programetes são programas de curta duração, utilizando o autodj é possível renovar seus programetes e transmiti-los para seus ouvintes com muita facilidade, apenas, enviando o arquivo para o autodj e agendando a hora correta. Assim fica fácil ter programetes novos todos os dias com agilidade.

Mantenha suas campanhas 

Você possui campanhas para datas especiais? Ou mesmo campanhas diversas que podem falar sobre conscientização, prevenção, e afins? As campanhas não precisam ser atualizadas periodicamente como os programetes, depois de enviado o arquivo de áudio uma vez o autodj vai se encarregar de enviar as campanhas para que sejam transmitidas todos os dias.Só é preciso enviar o arquivo e programar.

Agendamento

Uma função super importante do autodj é a possibilidade de agendar suas playlists para a hora exata que deve ser transmitida para os ouvintes, quando você registrar a hora certa o servidor de rádio vai enviar automaticamente para a reprodução e seus ouvintes vão começar a escutar.

Como enviar música e criar playlist no auto DJ


Nós fizemos um vídeo para te ajudar com todo o passo a passo veja: enviando músicas e criando Playlist

Como aproveitar o auto DJ ao máximo na sua rádio online


Você percebeu o quanto, apenas, este recurso do Autodj já pode facilitar a vida do radialista? Além de economizar seu tempo ele te ajuda a manter suas programações, campanhas, vinhetas sendo transmitidas enquanto você pode aproveitar esse tempo de sobra para produzir outros programas.

Além do autodj há outros recursos que vão te ajudar a se conectar com seus ouvintes como o site administrável, a biblioteca de músicas para fazer suas vinhetas e muitas funcionalidades que apenas uma plataforma para criar web rádio possui.

Nós da Taaqui ajudamos radialistas e pessoas que querem criar uma rádio online a concluir seu objetivo com uma plataforma que proporciona o sucesso da rádio, pois, suas funcionalidades permitem a consistência e qualidade dos programas. 

1 dos pilares para o sucesso de uma rádio!


https://taaqui.org/blog/autodj-o-que-e?utm_source=leadlovers&utm_medium=email&utm_campaign=%5BSequencia%20-%2001%5D%20&utm_content=Sua%20rdio%20pode%20funcionar%2024%20horas%20saiba%20como

segunda-feira, 19 de abril de 2021

Dicas de uma radialista para fazer a melhor entrevista possível pelo Zoom

por MARIE NAUDASCHERA - pr 5, 2021 em JORNALISMO MULTIMÍDIA







Como jornalistas, tem sido bastante desafiador deixar de ir para as ruas e tentar contar a realidade que percebemos através da tela do computador. Neste contexto de pandemia, onde quer que estejamos no mundo, ainda precisamos propor pautas e conhecer historias virtualmente. Porém, aprendemos muito, e não deixamos de contar histórias e mostrar a complexidade do mundo. 

Seguem aqui algumas dicas para continuar trabalhando com empatia, se preservando, e ouvindo da melhor forma possível o que os nossos entrevistados têm para dizer. 

1- Evite marcar uma vídeo chamada se a entrevista pode, ao seu ver, ser feita por telefone. Concentrar-se na tela causa um desgaste tanto para o jornalista quanto para o entrevistado e nem sempre é necessário ver a pessoa para conduzir uma entrevista. 

2- Uma vez que agendou uma entrevista por vídeo chamada, reserve 10 minutos para “entrar no clima” antes da entrevista. Se tiver filhos em casa, é importante se assegurar que eles estejam ocupados e tranquilos para você se sentir disponível mentalmente para ouvir uma outra pessoa. Não hesite em se cercar do que te deixa mais disposto para ouvir e entrar no universo do entrevistado: pode ser um cafezinho, um espaço da sua casa melhor que a mesa do escritório —sem esquecer o fone de ouvido. A ideia é não chegar estressado na entrevista. 

[Leia mais: Dicas para fazer uma live pelo Zoom e Facebook]

 

3- Quando tiver a pessoa na sua frente, tente começar com algo positivo —  fico muito feliz em poder conversar com você“, “obrigada pela sua disponibilidade“, “que legal poder te conhecer”…) — em vez de algo ressaltando as dificuldades técnicas da entrevista à distancia. 

4- Avise a pessoa da duração da entrevista antes de começar. Se for um papo de 10 minutos, ou uma entrevista mais complexa de meia hora, é bom a pessoa se programar antes e novamente quando está na sua frente. 

5- Comunique se não pretende usar a imagem/vídeo da pessoa para que ela se sinta mais à vontade e não se preocupe tanto com a própria aparência. 

6- Como a tela só mostra um quadradinho do ambiente onde a pessoa está, se for pertinente para a matéria, peça para a pessoa descrever onde está, fazendo perguntas bem abertas: Como você descreveria a sua casa/sala? E um lugar onde você se sente bem? Qual é o cheiro da sua casa neste momento? Qual cantinho da sua casa você mais gosta?  

Essas perguntas são exemplos para incentivar a pessoa entrevistada a dar alguns elementos que podem ajudar a descrever o cheiro do jantar sendo preparado, o sofá do lado da foto da família que não se reúne faz tempo, a janela com ar fresquinho e cantos dos pássaros. Como perdemos uma parte da nossa capacidade de observação trabalhando à distancia, pensar nos cinco sentidos pode ser útil para ”entrar” na casa da pessoa com esses detalhes. 

[Leia mais: Entrevistas remotas: Tudo o que você precisa saber]

 

7 - Se você perceber que a gravação está ruim e a pessoa não poder mudar de lugar, peça para cortar a câmera, e se o conteúdo for claro o suficiente, tente encurtar a vídeo chamada. Se a testemunha for importante para a sua matéria e precisar de muito mais tempo, pode mudar para uma chamada convencional e não perder tempo comentando as falhas técnicas. 

8- Se você como jornalista sentir que o cansaço está chegando, que a pessoa dá volta demais e que a edição do áudio —caso seja para uma áudio reportagem— vai ser muito difícil, tente olhar para as suas anotações e ver se a pessoa pode repetir em poucas palavras uma parte que você acha chave. Talvez a pessoa se sinta perdida sem o seu olhar e esteja falando mais do que precisa. Diga: “Senhora, eu lembro que falou tal coisa, poderia por favor repetir tal parte que achei muito forte/importante, por favor?” Se ainda sentir que a entrevista está difícil de conduzir, uma outra dica é mudar totalmente o foco: ”A senhora quer tomar uma agua?” Ou você como jornalista também pode dar uma pausa. Assim, aproveita para respirar fundo, e focar no que é essencial na entrevista e voltar a sua pauta. Pense: por que estou falando com essa pessoa? Ou o que só ela pode me dizer? 

9- Para concluir a gravação, pergunte se a pessoa acha que tem algo importante para ela que ainda não comentamos. Isso deixa a oportunidade da própria pessoa sentir que a palavra dela foi ouvida e respeitada, e encaminha naturalmente para um fim.

10- Avise quando finalizar a gravação e pergunte se há algo para falar "em off" sem usar as falas da pessoa como aspas. É importante deixar bem claro esses limites, mesmo no mundo virtual.


Marie Naudascher é radialista, correspondente para a rádio Europe 1 no Brasil.

Imagem sob licença CC no Unsplash via Kelly Sikkema 


https://ijnet.org/pt-br/story/dicas-de-uma-radialista-para-fazer-melhor-entrevista-poss%C3%ADvel-pelo-zoom

terça-feira, 13 de abril de 2021

Ser jornalista é ser metamorfose

 Por Eliana Camejo, para Coletiva.net


Crédito: Reprodução/Canva


Ao longo deste ano de pandemia, a falsa suposição de que a imprensa é tendenciosa e que aumenta ou inventa fatos se tornou ainda mais forte. Nós, jornalistas, somos diariamente acusados de disseminar pânico, manipular dados relacionados à Covid-19 e ser contra supostas soluções para a crise que o mundo inteiro sofre. É triste perceber que o descrédito aos jornalistas e veículos de comunicação tenha chegado neste ponto. 

Essas acusações, somadas aos casos de violência - em todas as suas formas - geram desânimo. Ainda assim, estamos cientes que sofreremos ataques por que, para uma parcela da população, a notícia sempre será "ruim". Na universidade, somos incansavelmente colocados às máximas: "apure a informação, cheque com fontes confiáveis e, quando possível, a buscar o contraponto". Quando entramos no mercado de trabalho, entendemos porque essa checagem é tão importante. Então, pergunto: o que jornalistas ganhariam ao aumentar e inventar fatos sobre a pandemia (ou sobre qualquer outro tema)? 

Somos instruídos para não espalhar desinformação - faz parte de nossa ética profissional - e reconhecemos que o combate às fake news faz parte da profissão. Não temos dia e nem hora para trabalhar, sempre a postos mesmo em feriados e datas comemorativas para garantir que as notícias chegarão a todos. Somos, tanto quanto qualquer um, vítimas do cenário turbulento que se apresenta. 

Ser jornalista é desgastante e apaixonante, é ser uma metamorfose, se adaptar aos desafios do home office e, também, se colocar em risco - na linha de frente, cobrindo a pandemia em tempo real. É aprender algo novo e instigante todos os dias, é se esforçar para trazer sempre a notícia validada em todas as suas esferas. 

É claro que existem bons e maus profissionais, esperamos que você não generalize toda uma categoria por conta de alguns. Transmitimos fatos, usamos fontes de informação para tal transmissão. Mas reconhecemos a necessidade de fazer nossa mea culpa e perceber que é preciso buscar abordagens mais positivas para nossos conteúdos, sempre que possível.

Eliana Camejo é jornalista e CEO da Camejo Estratégias em Comunicação. 


https://coletiva.net/artigos/ser-jornalista-e-ser-metamorfose,391935.jhtml

quinta-feira, 8 de abril de 2021

Roteiro de Rádio: Como Fazer? (e 2 Erros Que Matam Seu Programa)

 




Índice