quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

A verdade é o que faz a notícia

 

Por |  |  23/02/2022 16:56














Ter boas fontes é uma das premissas de um bom jornalista. Por outro lado, é sempre recomendado checar com os colegas assessores quando há acesso, interesse e compromisso por transmitir a verdade. A pressa de ser quem dá o furo, quem faz o primeiro tweet ou a busca a manchete do push do app, muitas vezes atrapalha a construção da notícia e ela sai torta. É aí que entra a busca inversa, do assessor ir atrás do repórter para contribuir ou corrigir a informação publicada, que não foi checada e sequer apurada com mais atores da notícia.


É difícil explicar para quem é protagonista ou até mesmo coadjuvante de uma falsa afirmação como algo assim acontece. É complicado entender o porquê de tanta correria. Quando alguém sopra uma notícia de bastidor, das duas, uma: ou há interesse por trás ou uma boa relação entre colegas. Quando a intenção é a primeira, é ainda mais recomendado a cautela. Hoje, um whats resolve a questão e mata a charada. Não se perde tempo e se ganha respeito, moral e confiança.


É para isso - também - que existem assessores de imprensa. O nome explica ao que se dá tal cargo. Usem e abusem das relações profissionais. Claro que há casos e casos, apurações e fatos, interesses e interessados. É preciso lembrar o tamanho do alcance que uma notícia pode ter, os prints que prontamente circulam de uma informação que, quando é publicada de forma torta, pode ter consequências imediatas que uma errata posterior já não resolveria. Portanto, sejamos todos mais comprometidos com o que espalhamos por aí para que a admiração pelo jornalismo seja sempre mais destaque do que a sensação de falta de noção de uma notícia torta.



Grazielle Corrêa de Araujo é formada em Jornalismo, pela Unisinos, tem MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político, na Estácio de Sá, pós-graduação em Marketing de Serviços, pela ESPM, e MBA em Propaganda, Marketing e Comunicação Integrada, pela Cândido Mendes. Atualmente orienta a comunicação da bancada municipal do Novo na Câmara dos Vereadores, assessorando os vereadores Felipe Camozzato e Mari Pimentel, além de atuar na redação da Casa. Também responde pela Comunicação Social da Sociedade de Cardiologia do RS (Socergs) e da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV). Nos últimos dois anos, esteve à frente da Comunicação Social na Casa Civil do Rio Grande do Sul. Tem o site www.graziaraujo.com


https://coletiva.net/colunas/a-verdade-e-o-que-faz-a-noticia,410973.jhtml?


sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Como aumentar o engajamento nas redes sociais?

 Opinião

As dicas são do jornalista, profissional de marketing e empreendedor Almir Rizzatto


 Almir Rizzatto 1 de fevereiro de 2022