de16 de março de 2018 emJORNALISMO BÁSICO
Imagem com licença CC no Flickr via dotsandspaces .
Durante as discussões, geralmente fica claro: eles estão operando sem a menor ideia de como organizar, focar e fornecer os tipos de histórias que fazem os gerentes de notícias jorrarem: “Uau! Isso é ótimo. Em quanto tempo você pode obtê-lo aqui? ”
Jack Watling , editor de planejamento da NewsFixed , uma plataforma de pitching e comissionamento que conecta repórteres freelance em todo o mundo com editores, ofereceu alguns conselhos práticos sobre como acertar o pitch em uma postagem recente para a Rory Peck Trust.
No topo da lista de Watling para melhorar os argumentos de venda: Crie um modelo .
“Escrever argumentos de venda não deve consumir muito tempo. Escreva um modelo com seções para todas as informações importantes. Dessa forma, escrevê-los torna-se rápido e fácil, e você sabe quais informações precisa antes de lançar. "Você pode ver o modelo fácil de usar que Watling criou aqui .
Em sua postagem, Watling também ofereceu as seguintes dicas:
Seja focado na história.
“Se você tem uma história sobre reunir famílias, concentre-se em como o governo faz isso e como vai contar a história. Evite palavras como 'pode', 'pode' e 'provável'. Os editores querem saber o que é definitivamente conhecido para que possam julgar se há uma história. ”
Indique as principais fontes.
“Como freelancer, é improvável que o editor saiba quem você é. . . se você indicar as vozes que aparecerão na peça e as fontes principais que pretende usar, isso mostra que você sabe como vai relatar a história e demonstra que pode entregar. ”
Forneça detalhes técnicos e logísticos.
“Diga quando você acha que pode contar a história e o formato em que você pode contá-la. Se você está oferecendo fotos acompanhantes, diga isso. ”
Dê um prazo.
“Uma situação difícil e muito comum para freelancers é saber quando lançar para um segundo editor se o primeiro não respondeu. O período de tempo fornecido deve depender da sensibilidade do campo ao tempo. “A frase simplesmente precisa dizer, 'se estiver interessado, responda dentro de quatro horas. Após este ponto, esta história será lançada em outro lugar. ' Mesmo que o editor não comissione, esta etiqueta muitas vezes os leva a escrever para recusar. ”
Portfólio.
“Coloque um link final para alguns exemplos anteriores de seu trabalho. Isso deve vir no fundo do campo. ”
Dicas da boca de freelancers de sucesso, colhidas em anos ouvindo repórteres falar sobre o que funciona e o que não funciona para eles.
- Cada proposta de história deve ser embalada ordenadamente com todas as salvaguardas usuais: Verifique a ortografia, fatos, gramática e tom. A maioria dos editores não está interessada em argumentos de venda atraentes ou em parágrafos prolixos. Melhor conselho: peça a alguém que leia a proposta antes de apertar o botão de envio.
- Inclua um título de trabalho e um breve resumo ou gráfico básico. Isso pode mudar conforme você se aprofunda na história, mas fornece uma visão geral rápida e um roteiro para o argumento de venda.
- O mais resumidamente possível, explique por que o público estaria interessado nesta história. Descreva as principais fontes e evidências documentais. Use marcadores para agilizar as informações.
- Forneça um esboço de fotos, gráficos ou outros recursos visuais que acompanharão a história. Se for um pacote multimídia, liste e descreva os componentes principais.
- Elabore um cronograma razoável. Isso deve incluir quantos dias levará para pesquisar e cobrir a história, editar fotos / vídeos e verificar a precisão das informações.
- A palavra final: mantenha-o simples, focado e oportuno.
https://ijnet.org/en/resource/how-pitch-story-ideas-tips-journalists
Nenhum comentário:
Postar um comentário