Por Marcelo Pires | para Coletiva.net | 10/03/2022 13:39
Muita gente que trabalho (ou trabalhei) considera que sou um bom apresentador de ideias, campanhas, roteiros. Inúmeras vezes, mais do que eu gostaria inclusive, aconteceu de clientes, ao verem o material pronto, dizerem que a peça era melhor quando eu tinha contado na reunião.
Por isso, peço licença, e vou dar umas dicas de como apresentar ideias. Posso?
- Antes de mais nada, ao começar a apresentação das suas ideias, resgate o briefing, o problema a ser resolvido. Coloque todos na mesma página: não estamos discutindo, por exemplo, quem é Fla e quem é Flu. Estamos falando sobre uma solução de marketing. Alinhar o briefing evita que se destruam boas propostas de comunicação rediscutindo outros problemas do cliente, não a ideia em si.
- Com gentileza, espere que as pessoas esqueçam um pouco os seus celulares. Hoje em dia isso é uma tarefa árdua. Ainda mais com tanta reunião online. Prestar atenção em você neste momento não é favor, é job description.
- Apresente sem pressa. Não se atropele. Se o pessoal tiver disponíveis apenas 5 minutinhos, peça pra apresentar em outra hora, com mais calma. Se não remarcarem a reunião, não apresente tudo o que você escreveu. Selecione a ideia que você gosta mais e a apresente com pompa e circunstância.
- Na hora de apresentar ideias, eu nunca (nunca!) dou o material para acompanharem enquanto falo. Eu conto as ideias. Depois, passo cópias do material. Estabeleço o ritmo. Pontuo detalhes. E olho a reação dos outros. Se estão rindo, se estão emocionados, se estão distraídos, se não estão gostando. Esta primeira reação vale ouro. Quando você dá cópias do material antes de apresentar, todo mundo pára de prestar atenção em você - e lê tudo rapidinho, fazendo questão de espiar o que está escrito lá no fim da última página.
- Defenda, discuta, ouça, quebre pau, valorize a (boa) opinião dos outros, finja que levou a sério a (péssima) ideia dos outros, considere reparos, mudanças e esteja preparado para que, neste processo, mude tudo, surja algo incrível que não estava previsto. Isso mais é comum do que parece. O assunto se expande - e novos ângulos se revelam.
- Compreenda que ideias que você pensou podem ser muito legais - mas podem também se revelar inviáveis. Você é um profissional - não um "provocador". Partida se ganha fazendo gol - e dentro do tempo regulamentar.
- Ao final da apresentação, seja objetivo: o que ficou em pé? O que foi derrubado? Qual ideia cresceu? Qual se mostrou frágil? Reunião sem direcionamento é perda de tempo. Apesar da subjetividade que existe em discutir ideias, saiba para onde você deve seguir. Não comece do zero, a não ser que tudo tenha se revelado muito equivocado. Este negócio de "botar a bola no meio do campo e recomeçar tudo de novo" é coisa de quem não sabe bem o que está fazendo.
- Observação complementar ao item anterior: faça reunião com quem vale a pena. Reunião com um monte de gente pra avaliar proposta é pedir pra dar tudo errado. Unicórnio vira beija-flor. As pessoas em grupo tendem a reagir com preconceitos, com segundas intenções, com tendência a lacramentos modernosos. A sua ideia pode ser magnífica, se o chefe não gostar, o puxa-saco do chefe vai detestar. Então, se possível, veja em que reunião você vai entrar. E, se realmente entrar, vá vacinado (com três doses).
- Empresas têm vários departamentos. Combine detalhes do trabalho antes de criar tudo. Exemplo tosco: se o produto vai ser anunciado em rádio, você tem que saber a respeito disso - um outdoor ainda não foi veiculado em frequência modulada. Isso evita que cada departamento venha com um papo descolado do outro. Isso acontece muito, apesar de, a princípio, parecer bizarro. É patético - mas acontece.
- Depois das primeiras reuniões, café se faz necessário. Você pode tomar quantos cafés quiser (ou chás ou água ou o que for) em vários momentos do processo, estou apenas sugerindo paradas essenciais. Como você ouviu muito, passou por críticas, análises, maldades, burrices, politicagens, comentários esperados e inesperados, absorva. Respire. E, com fôlego renovado, volte pra fase transpirar.
- Tendo ouvido opiniões e selecionado caminhos, é hora de fechar as ideias, construir o projeto, erguer o material final. Seja minucioso, seja caprichoso, suas ideias estão boas, faça com que os outros também gostem dela. Mostre referências, layouts, encante as pessoas. Ideias são líquidas, são gasosas: materialize. Mostrar é mais eficiente do que explicar. Mas, cuidado, referência é referência - não é material finalizado. Na minha vida, storyboards, por exemplo, mais atrapalham do que ajudam. Procurar fazer filmes iguais a storyboards é não entender que a cidade é diferente do mapa.
- Depois de pronto, reapresente tudo com entusiasmo. É hora do show - na maioria das vezes, o cliente final vai estar presente só nesta etapa. Use linguagem de gente: clientes não trabalham com marketing, muitos termos corriqueiros pra você são grego pra maioria dos mortais. Encher uma apresentação com termos técnicos é chato. Boas ideias falam por si. Seus concorrentes vão usar toneladas de termos técnicos. Deixe eles serem padronizados: fale com a máxima naturalidade.
- Material aprovado? Comemore. Ideias na sua origem são frágeis, muito frágeis: se o projeto resistiu até aqui é porque ele tem mérito (ou porque era um tremendo lugar-comum e foi aprovado meio que por inércia).
- É fundamental perceber que, depois de tudo isso, a sua ideia ainda não existe. É exatamente isso que você leu. Muitos criativos não se dão conta disso. Toda esta trabalheira foi o "antes". Começa, a partir daqui, a produção, o esforço que realmente vai transformar a ideia em realidade - o "depois". Um criativo não pode ser alguém que não participa de todas as etapas. Tem que escolher bem seus parceiros de produção, saber acompanhar com sensibilidade este processo de realização e, depois, no fim, ainda aprovar as peças finais com o cliente. Você vai criar a sinfonia. Mas também vai carregar o piano. Força.
- E, no fim, está tudo sempre recomeçando.
Marcelo Pires é publicitário, consultor e roteirista. O Silva da Ideia da Silva.
https://coletiva.net/artigos/texto-quase-tutorial-como-apresentar-ideias,411632.jhtml
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