sábado, 10 de julho de 2021

Quem, o quê, onde, como, quando e por quê

 Texto jornalístico (3) - Quem, o quê, onde, como, quando e por quê

Celina Bruniera, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

Vários são os portadores do texto notícia. São aqueles típicos da mídia impressa (jornais, revistas), a mídia radiofônica e televisiva e, hoje, com a internet, a mídia eletrônica. Cada vez mais o que vemos é a difusão de informações em tempo recorde.


O texto notícia apresenta características comuns em todos os portadores em que são difundidos. Encontramos, geralmente, um texto que busca a impessoalidade, a clareza e a objetividade e cuja estrutura se orienta a partir de respostas àquelas perguntas típicas do lead (quem, o quê, onde, como, quando e por quê).


No entanto, o portador e o público alvo também definem um perfil particular para esses textos. Analisaremos, aqui, uma notícia publicada no site www.yahoo.com, portanto, um texto de mídia eletrônica amplamente acessível e lido por um público bastante amplo, já que o portador é lido em todas as partes do mundo.

Ernesto hits Cuba, on track for Florida 

AP - 39 minutes ago 

Monday August 28, 2006

HAVANA - A tempestade tropical Ernesto atingiu Cuba a oeste da base aérea naval dos EUA em Guantánamo na segunda-feira, depois de matar uma pessoa no Haiti enquanto seguia em direção à Flórida, onde meteorologistas esperam que se torne um furacão. Cuba acelerou os preparativos de emergência antes que a quinta tempestade nomeada da temporada de furacões no Atlântico chegasse à costa cerca de 20 milhas a oeste de Guantánamo com ventos fortes caindo para 45 mph.


Observe que a notícia, embora bastante curta, dá conta das informações mais significativas em relação ao fato que veicula. Uma tempestade tropical chamada Ernesto (o quê) chegou a Cuba (onde), na segunda-feira (quando) trazida por ventos de 45 milhas por hora (como). Essa é uma característica muito comum nas notícias publicadas na internet: dar o máximo de informação no mínimo de texto possível.


Depois de analisarmos os elementos que compõem o lead da notícia, vale a pena ressaltar a manchete. Podemos chamar de manchete e não de título já que a notícia foi publicada na página principal do site e com destaque. Um leitor desavisado estranharia a manchete: "Ernesto hits Cuba, on track to Florida". Ernesto é o nome dado ao furacão.


O furacão poderia receber qualquer nome com a letra "e", já que é o quinto furacão que passa pelo Atlântico nessa temporada. O fato de ter recebido o nome de Ernesto e passar por Cuba é curioso. Isso porque esse nome nos remete a Ernesto Che Guevara, um dos líderes da Revolução Cubana, revolução a partir da qual Fidel Castro assumiu o poder do país. Conhecendo um pouco da história de Cuba, a manchete surge como algo estranho, visto que o verbo to hit pode ter dois sentidos: to come against with force e to arrive at, to reach.


Nos dois casos, o sentido da manchete não deixa de ser curioso e de nos remeter à história de Cuba. É bom lembrar que as manchetes visam chamar a atenção do leitor para que ele leia o texto na íntegra. E nisso, essa manchete é fabulosa, sobretudo se tratando de uma publicação na internet, num site cuja visitação é feita por pessoas que contam com um repertório cultural pelo menos considerável.


https://educacao.uol.com.br/disciplinas/ingles/texto-jornalistico-3-quem-o-que-onde-como-quando-e-por-que.htm


Contatos

Tony Marques

Comunicaores Comunitários:

Whatsapp Celular 095981162364

www.facebook.com/groups/comunicadorescomunitario

tonymarquesdigital@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário